SCULP Construtora e Incorporadora. Conheça os nossos empreendimentos em Praia Grande SP. CRECI: 31450-J

Notícias da Cidade de Praia Grande, Turismo, Eventos, Praias, Imóveis, Mercado Imobiliário na Praia Grande, você encontra aqui no Blog da SCULP Construtora.

Programa Conviver em Praia Grande, retoma as aulas de ginástica e atividades culturais

Praia Grande

 Programa Conviver de Praia Grande retoma as aulas de ginástica e atividades culturais

O Programa Conviver retomou as atividades para a Melhor Idade em Praia Grande

 

As unidades do Programa Conviver em Praia Grande voltaram a receber frequentadores, aos poucos os alunos voltam a frequentar as aulas com limitações para garantir a segurança de todos. Nesta primeira etapa, apenas quem já frequentava as unidades deve retornar, mediante a atualização da ficha de cadastro, os frequentadores deverão comparecer às suas unidades para atualizar a documentação.

A Secretaria de Assistência Social (Seas) anunciou a retomada das atividades de ginástica para quem já está totalmente imunizado. As aulas haviam sido suspensas por causa da pandemia. Todas as medidas sanitárias de prevenção à contaminação serão tomadas nesta nova etapa. Uma das exigências é o comprovante de imunização contra Covid-19, os frequentadores deverão comparecer às suas unidades levando comprovante de imunização contra Covid-19, cartão da Usafa e um documento com foto. O prazo para recadastramento será até o final do mês.

Durante a atualização de dados, o frequentador preencherá um formulário com questões sobre sua condição de saúde nos últimos meses. O prazo para recadastramento será até o final do mês.

De acordo com o secretário de Assistência Social, José Carlos de Souza, os idosos têm pedido muito o retorno das atividades, porém é preciso fazer isso de forma responsável. “Queremos garantir a segurança destas pessoas. O recadastramento é necessário para conseguirmos montar as turmas permitindo os cuidados necessários que a pandemia nos exige”.

O Programa Conviver é o resultado de uma parceria entre a Secretaria de Promoção Social (Sepros) e o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande.


Aulas culturais

Outras atividades como coral e demais atividades culturais também estão recadastrando seus frequentadores. A ação faz parte do planejamento de retomada das aulas de todo o Programa Conviver.


Solidariedade

A volta das atividades do Programa Conviver também será marcada pela solidariedade. Para ajudar na Campanha Inverno Solidário, todos quem forem realizar suas rematrículas poderão doar um cobertor, manta ou roupa de frio. A doação é voluntária e será repassada ao Fundo Social de Solidariedade.


Confira os endereços e telefones das Unidades do Programa Conviver em Praia Grande:

  • Conviver Boqueirão – Avenida Presidente Castelo Branco, altura da RUa Pernambuco.
    (13) 3496-5060.


  • Conviver Guilhermina – Rua Praia dos Sonhos, nº 245.
    (13) 3473-7060.


  • Conviver Caiçara – Rua Maria Antunes Navarro, nº 1.435, esquina com a Rua São Domingos.
    (13) 3594-7497.


  • Conviver Tupi – dentro do Vivência Tupi, na Rua Xavantes, nº 51. Telefone:
    (13) 3496-5017.


  • Conviver Samambaia – esquina da Avenida Pau Brasil com a Rua Itiberê da Cunha.
    (13) 3496-5004.


  • Conviver São Jorge – Rua João Batista de Siqueira, nº 130, no Bairro Antártica.
    (13) 3496-5048.


  • Conviver Sítio do Campo – dentro de Polo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, ao lado do terminal Tude Bastos.


  • Conviver Ocian – Avenida Presidente Castelo Branco, altura da Avenida Vicente de Carvalho.
    (13) 3496-5061.


  • Conviver Solemar – Avenida Presidente Kennedy, esquina com a Rua Adhemar de Barros.
    (13) 3496-5049.


Conheça a História do Programa Conviver

 

Na estimativa do IBGE para 1.º de julho de 2019, a população de Praia Grande era de aproximadamente, 325 073 habitantes a terceira cidade mais populosa do litoral paulista depois de Santos e São Vicente, uma cidade com características geográficas de planície litorânea, por isso apresenta um “sinônimo de aposentadoria”, com uma área de 149,253 km², com 23 km de extensão de praia, a densidade demográfica em 2019 era de 2 178 habitantes/km².

No município perfaz uma população aproximada de 47.2 mil longevos, perfazendo a significativa parcela aproximada de 15% da população total de Praia Grande (SEADE, 2020). Mediante a pesquisa de revisão bibliográfica e consulta aos dados da Prefeitura de Praia Grande, foi averiguado o número total de atendimentos nos programas públicos com pessoas idosas, é aproximadamente, de 6254 usuários/ alunos, o que equivale, aproximadamente 14% do total de idosos na cidade, vale enaltecer, a partir dos 50 anos e de ambos os gêneros. Sendo, 4900 usuários longevos inscritos (antes da Pandemia), são no total 26 equipamentos vinculados aos programas públicos com idosos por todo município, interessante ressaltar, que 16 espaços e 24 Profissionais de Educação Física (PEF) lotados na Seas.

Um dos programas públicos para pessoas idosas que trazem este apoio, é o Programa Conviver (PC), inaugurado em 27 de setembro de 1993, está enquadrado nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), inserido na Proteção Social Básica do SUAS, e regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

No início da década de 1990, tudo se inicia com o “Clube das Meninas”, o movimento poder feminino (Girl Power) se mostrou imponente desde os primórdios no município e pelas mãos dos longevos. Um adendo e a título de curiosidade, em 1987, em Londres, a “Girl Power” expressa um fenômeno cultural que ganha força na década de 1990, e está também ligada a terceira onda do feminismo, e assim o programa que tinha por objetivo reunir senhoras para conversas e as confecções de artesanatos; posteriormente, houve a expansão desse programa, dando origem ao “Coral da Cidade”, cuja participação dos homens foi permitida.

Com ascensão do programa em 1993, logo receberá o nome oficial e atual de “Programa Conviver” (PC), com a necessidade em se trabalhar a capacidade funcional, compreendida aqui como a capacidade para desempenhar demandas da vida diária de forma segura, independente e eficaz, então a prática regular de atividades físicas com os Profissionais de Educação Física fica imprescindível no dia a dia neste programa.

Isto posto, o Município de Praia Grande executa muitas ações em prol ao público longevo, uma marca registrada de muitas gestões, que compreende em atender os usuários de forma descentralizada com seus serviços no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), exemplo são os serviços do DFV-Idoso (Divisão de Fortalecimento de Vínculo – Idoso).

A descrição específica e simplificada deste programa são serviços indicados para a população idosa, que tem como objetivo desenvolver atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, além de promover, oportunizar e possibilitar o acesso nas comunidades, permitir o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciar trocas de experiências e vivências, fortalecer o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários. Não há dúvidas que muitas das atividades, para atingir os objetivos propostos, podem ser desenvolvidas, com grande competência, pelas equipes multiprofissionais.

Dentro dos aspectos social e psicológico, a prática de atividades físicas nos muitos grupos de convivência permite ao indivíduo da terceira idade retomar o convívio dentro da sociedade, resgatando-o muitas vezes da solidão do lar e, não menos importante, retirando-o de condições deletérias que poderiam leva-lo a um quadro patológico de ordem psicossomáticas.

 

Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Venha morar em Praia GrandeCLIQUE AQUI e conheça os Lançamentos da SCULP Construtora

Venha viver em Praia Grande SCULP Construtora, a sua construtora em Praia Grande.

Apartamentos de 1, 2 e 3 dormitórios com suíte, empreendimentos com Área de Lazer Completa
para você e toda sua família, entregues equipadas e decoradas e muito mais.

 

CENTRAL DE VENDAS SCULP:

💬 Atendimento On-Line 24 hrs
https://www.sculpconstrutora.com.br/chat

📞 (13) 3302-4769 / (13) 3495-8201
📧 e-mail: vendas@sculpconstrutora.com.br

ATENDIMENTO VIA WhatsApp:
📱 WhatsApp: (13) 99631-9669
fale com a SCULP Construtora pelo WhatsApp clique aqui

SCULP Construtora
Inteligente é pensar no seu futuro!
www.sculpconstrutora.com.br

COMPARTILHE

Dúvidas ou sugestões entre em contato pelo formulário abaixo: