
Notícias da Cidade, Turismo, Eventos, Praias, Imóveis, Mercado Imobiliário, você encontra aqui no Blog da SCULP Construtora.
O Forte Duque de Caixais de Itaipu, mais conhecido como Fortaleza de Itaipu, fica localizado na Ponta de Itaipu, no município de Praia Grande SP. A Fortaleza de Itaipu é um complexo sob jurisdição do Governo Federal, administrado pelo Exército Brasileiro, sede do 2º Grupo de Artilharia Antiaérea (2º GAAAe) – “Grupo José Bonifácio e Fernando de Noronha”, que engloba um sítio histórico onde estão situados os Fortes Duque de Caxias, Jurubatuba e General Rego Barros.
Envolvida por exuberante mata atlântica preservada, possui no seu entorno belas praias de ondas moderadas e águas cristalinas que encantam seus visitantes. Neste agradável recanto do município de Praia Grande-SP, militares e civis se reúnem em diferentes momentos, ora para a realização de eventos comemorativos do Exército ou da Pátria, ora para confraternizações visando ao lazer e à prática desportiva.
Tendo o Presidente do Estado de São Paulo, Dr. Bernardino José de Campos Júnior, durante a Revolta da Armada de 1893, constatado pessoalmente a precariedade do sistema defensivo da barra de Santos, constituído pela Fortaleza de Santo Amaro e pelo Forte Augusto, decidiu-se modernizar aquela defesa.
O Forte de Itaipu, projetado em 1896, destinava-se a controlar o movimento de embarcações na barra de São Vicente, acesso ao Porto de Santos. A sua artilharia, seis canhões Krupp 150 mm L/50 foi encomendada da Alemanha em 1901. Os dois anos seguintes foram consumidos na execução das obras de infra-estrutura: estradas, contenção de encostas e pontes de acesso, e um viaduto com vão livre de 20 metros e flecha de seis metros.
A partir de 1903, iniciou-se a construção da primeira bateria, e em seguida, entre 1904 e 1906, foram levantados o Quartel, o Paiol, a Casa do Comandante e outras edificações. A partir de 1909, foi iniciada a segunda bateria, de obus (Bateria General Gomes Carneiro) e, no ano seguinte (1910), as obras complementares. As suas obras foram executadas pelo Coronel Ximeno Villeroy (GARRIDO, 1940:135). Em 1918 foram entregues as instalações do “Forte Duque de Caxias” e, no ano seguinte (1919), as do “Forte de Jurubatuba”, ambos dotados de canhões franceses Schneider-Canet de 150 mm, com alcance de 9 quilómetros).
Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, a guarnição do forte alinhou-se ao lado dos revolucionários que lutavam contra o governo do então presidente Getúlio Vargas (1930-1945) (GARRIDO, 1940:136). Bombardeado por uma esquadrilha de hidroaviões Savoia-Marchetti S.55 governistas, a guarnição substituiu estrategicamente os canhões Schneider-Canet por réplicas de madeira pintada, embarcando a verdadeira artilharia e munição no “Fantasma da Morte”, um trem adaptado pelos revolucionários, utilizado na linha de combate.
Durante a Segunda Guerra Mundial o forte manteve-se em estado de alerta, assegurando a navegação naquele trecho das águas territoriais brasileiras, acesso ao estratégico Porto de Santos. Nesse contexto, foi iniciada a construção da terceira bateria, denominada “Forte General Rego Barros”.
Na década de 1950 encontrava-se guarnecido pelo 5º Grupo de Artilharia de Costa, ainda artilhado com os canhões Schneider-Canet de 150 mm (BARRETTO, 1958:267).
A partir de 1 de Abril de 1960, as dependências do forte passaram a ser guarnecidas pelo 6º Grupamento de Artilharia de Costa Motorizado (6º GACosM) tendo a sua artilharia sido substituída por canhões móveis Vickers-Armstrong de 152,4 mm.
A partir de 1994 as instalações do forte encontram-se abertas à visitação pública.
A Fortaleza de Itaipu emoldura a costa sul da Baía de Santos. A 2 km do centro da cidade, o Forte fica em plena área de preservação ambiental e tem mais de 100 anos. Durante os finais de semana, o local oferece um passeio ecológico e histórico, realizada de carro em 4 km dentro de uma reserva militar.
Um templo presta homenagens a padroeira do lugar, Santa Bárbara. Um ilustre ex-integrante da Fortaleza foi Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que serviu como soldado no ano de 1959. O local abriga em seu perímetro o Parque Xixova-Japuí, área de preservação ambiental de 901 hectares.
No passeio, a última atração é a Praça dos Canhões que, construída em formato de ferradura, guarda relíquias de armamentos de guerra desativados há pelo menos 50 anos.
A Fortaleza convive em perfeita integração com a natureza e a comunidade local, abrindo suas dependências para eventos, passeios e atividades educativas e culturais.
Informações sobre visitas ao Forte Itaipu:
Devido a pandemia, as visitações estão temporariamente suspensas.
Solicite mais informações sobre futuras visitações no e-mail: comsoc@2gaae.eb.mil.br
O Forte Duque de Caxias de Itaipu, melhor conhecido por Fortaleza de Itaipu, localiza-se na Ponta de Itaipu, em Praia Grande, dominando a barra de São Vicente, no litoral do estado de São Paulo.
Av. Ma. Malet, 1 – Canto do Forte, Praia Grande, Estado de São Paulo 11700-900 Brasil
Veja na galeria abaixo, algumas imagens da Fortaleza no Canto do Forte.
Imagens e dados: Prefeitura de Praia Grande/Wikipédia/Comando Militar do Sudeste
Venha morar em Praia Grande, conheça os Lançamentos da SCULP Construtora no Canto do Forte
Apartamentos de 1, 2 e 3 dormitórios com suíte, empreendimentos com Área de Lazer Completa
para você e toda sua família, entregues equipadas e decoradas e muito mais.
CENTRAL DE VENDAS SCULP:
💬 Atendimento On-Line 24 hrs
https://www.sculpconstrutora.com.br/chat
📞 (13) 3302-4769 / (13) 3495-8201
📧 e-mail: vendas@sculpconstrutora.com.br
ATENDIMENTO VIA WhatsApp:
📱 WhatsApp: (13) 99631-9669
SCULP Construtora
Inteligente é pensar no seu futuro!
www.sculpconstrutora.com.br
Dúvidas ou sugestões entre em contato pelo formulário abaixo: