SCULP Construtora e Incorporadora. Conheça os nossos empreendimentos em Praia Grande SP. CRECI: 31450-J

Notícias da Cidade de Praia Grande, Turismo, Eventos, Praias, Imóveis, Mercado Imobiliário na Praia Grande, você encontra aqui no Blog da SCULP Construtora.

Fortaleza de Itaipu – Canto do Forte Praia Grande

Turismo

Fortaleza de itaipú em Praia Grande SP

Conheça a Fortaleza de Itaipu

O Forte Duque de Caixais de Itaipu, mais conhecido como Fortaleza de Itaipu, fica localizado na Ponta de Itaipu, no município de Praia Grande SP. A Fortaleza de Itaipu é um complexo sob jurisdição do Governo Federal, administrado pelo Exército Brasileiro, sede do 2º Grupo de Artilharia Antiaérea (2º GAAAe) – “Grupo José Bonifácio e Fernando de Noronha”, que engloba um sítio histórico onde estão situados os Fortes Duque de Caxias, Jurubatuba e General Rego Barros.

Envolvida por exuberante mata atlântica preservada, possui no seu entorno belas praias de ondas moderadas e águas cristalinas que encantam seus visitantes. Neste agradável recanto do município de Praia Grande-SP, militares e civis se reúnem em diferentes momentos, ora para a realização de eventos comemorativos do Exército ou da Pátria, ora para confraternizações visando ao lazer e à prática desportiva.


História da Fortaleza de Itaipu

 

Tendo o Presidente do Estado de São Paulo, Dr. Bernardino José de Campos Júnior, durante a Revolta da Armada de 1893, constatado pessoalmente a precariedade do sistema defensivo da barra de Santos, constituído pela Fortaleza de Santo Amaro e pelo Forte Augusto, decidiu-se modernizar aquela defesa.

Forte de Itaipu, projetado em 1896, destinava-se a controlar o movimento de embarcações na barra de São Vicente, acesso ao Porto de Santos. A sua artilharia, seis canhões Krupp 150 mm L/50 foi encomendada da Alemanha em 1901. Os dois anos seguintes foram consumidos na execução das obras de infra-estrutura: estradas, contenção de encostas e pontes de acesso, e um viaduto com vão livre de 20 metros e flecha de seis metros.

A partir de 1903, iniciou-se a construção da primeira bateria, e em seguida, entre 1904 e 1906, foram levantados o Quartel, o Paiol, a Casa do Comandante e outras edificações. A partir de 1909, foi iniciada a segunda bateria, de obus (Bateria General Gomes Carneiro) e, no ano seguinte (1910), as obras complementares. As suas obras foram executadas pelo Coronel Ximeno Villeroy (GARRIDO, 1940:135). Em 1918 foram entregues as instalações do “Forte Duque de Caxias” e, no ano seguinte (1919), as do “Forte de Jurubatuba”, ambos dotados de canhões franceses Schneider-Canet de 150 mm, com alcance de 9 quilómetros).

Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, a guarnição do forte alinhou-se ao lado dos revolucionários que lutavam contra o governo do então presidente Getúlio Vargas (1930-1945) (GARRIDO, 1940:136). Bombardeado por uma esquadrilha de hidroaviões Savoia-Marchetti S.55 governistas, a guarnição substituiu estrategicamente os canhões Schneider-Canet por réplicas de madeira pintada, embarcando a verdadeira artilharia e munição no “Fantasma da Morte”, um trem adaptado pelos revolucionários, utilizado na linha de combate.

Durante a Segunda Guerra Mundial o forte manteve-se em estado de alerta, assegurando a navegação naquele trecho das águas territoriais brasileiras, acesso ao estratégico Porto de Santos. Nesse contexto, foi iniciada a construção da terceira bateria, denominada “Forte General Rego Barros”.

Na década de 1950 encontrava-se guarnecido pelo 5º Grupo de Artilharia de Costa, ainda artilhado com os canhões Schneider-Canet de 150 mm (BARRETTO, 1958:267).

A partir de 1 de Abril de 1960, as dependências do forte passaram a ser guarnecidas pelo 6º Grupamento de Artilharia de Costa Motorizado (6º GACosM) tendo a sua artilharia sido substituída por canhões móveis Vickers-Armstrong de 152,4 mm.

A partir de 1994 as instalações do forte encontram-se abertas à visitação pública.


Turismo na Fortaleza de Itaipu

 

A Fortaleza de Itaipu emoldura a costa sul da Baía de Santos. A 2 km do centro da cidade, o Forte fica em plena área de preservação ambiental e tem mais de 100 anos. Durante os finais de semana, o local oferece um passeio ecológico e histórico, realizada de carro em 4 km dentro de uma reserva militar.

Um templo presta homenagens a padroeira do lugar, Santa Bárbara. Um ilustre ex-integrante da Fortaleza foi Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que serviu como soldado no ano de 1959. O local abriga em seu perímetro o Parque Xixova-Japuí, área de preservação ambiental de 901 hectares.

No passeio, a última atração é a Praça dos Canhões que, construída em formato de ferradura, guarda relíquias de armamentos de guerra desativados há pelo menos 50 anos.

A Fortaleza convive em perfeita integração com a natureza e a comunidade local, abrindo suas dependências para eventos, passeios e atividades educativas e culturais.

Informações sobre visitas ao Forte Itaipu:
Devido a pandemia, as visitações estão temporariamente suspensas.
Solicite mais informações sobre futuras visitações no e-mail: comsoc@2gaae.eb.mil.br


Localização da Fortaleza de Itaipu

 

O Forte Duque de Caxias de Itaipu, melhor conhecido por Fortaleza de Itaipu, localiza-se na Ponta de Itaipu, em Praia Grande, dominando a barra de São Vicente, no litoral do estado de São Paulo.
Av. Ma. Malet, 1 – Canto do Forte, Praia Grande, Estado de São Paulo 11700-900 Brasil

 


Galeria de Fotos da Fortaleza de Itaipu

Veja na galeria abaixo, algumas imagens da Fortaleza no Canto do Forte.

 

Imagens e dados: Prefeitura de Praia Grande/Wikipédia/Comando Militar do Sudeste


Venha morar em Praia Grande, conheça os Lançamentos da SCULP Construtora no Canto do Forte

Venha morar em Praia Grande, conheça os Lançamentos da SCULP Construtora no Canto do Forte

Apartamentos de 1, 2 e 3 dormitórios com suíte, empreendimentos com Área de Lazer Completa
para você e toda sua família, entregues equipadas e decoradas e muito mais.

 

CENTRAL DE VENDAS SCULP:

💬 Atendimento On-Line 24 hrs
https://www.sculpconstrutora.com.br/chat

📞 (13) 3302-4769 / (13) 3495-8201
📧 e-mail: vendas@sculpconstrutora.com.br

ATENDIMENTO VIA WhatsApp:
📱 WhatsApp: (13) 99631-9669
fale com a SCULP Construtora pelo WhatsApp clique aqui

SCULP Construtora
Inteligente é pensar no seu futuro!
www.sculpconstrutora.com.br

COMPARTILHE

Dúvidas ou sugestões entre em contato pelo formulário abaixo: