SCULP Construtora e Incorporadora. Conheça os nossos empreendimentos em Praia Grande SP. CRECI: 31450-J

Notícias da Cidade de Praia Grande, Turismo, Eventos, Praias, Imóveis, Mercado Imobiliário na Praia Grande, você encontra aqui no Blog da SCULP Construtora.

28 Anos do Programa Conviver em Praia Grande

Praia Grande

28 anos do Programa Conviver em Praia Grande SP - SCULP Construtora

Programa Conviver de Praia Grande, completa 28 anos

Segunda-feira (27 de setembro), o Programa Conviver, voltado à Melhor Idade de Praia Grande, completou 28 anos de atividades. Para festejar a data, o Município preparou uma semana cheia de atrações destinadas, principalmente, aos frequentadores do Programa. Os protocolos de segurança por causa da covid-19 foram seguidos para o planejamento das atividades.

Na data do aniversário, um evento homenageará personagens importantes para o serviço. Desde criadores, participantes e figuras ilustres que já se foram. O evento promete ainda atrações artísticas surpresa para os convidados.

Nos dias seguintes, as atrações focam especialmente nas atividades físicas: aulas de surfe, de hidroginástica e amistosos de vôlei adaptado. Tem ainda exposição de artesanatos confeccionados durante a pandemia e uma visita ao Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube. Os envolvidos nas ações já foram selecionados, respeitando limitações de capacidade e segurança das atividades.

De acordo com o coordenador do Programa Conviver, Lucas Pina, a ideia dos eventos foi homenagear os idealizadores do serviço e principalmente os idosos. “Especialmente por causa da retomada pós covid-19, algo que mexeu tanto com a rotina destas pessoas. Precisava deste evento para marcar um momento tão importante quanto a retomada das nossas atividades”.

Reconhecimento – Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Nesse sentido, o Programa Conviver contribui com a oferta de entretenimento nas nove unidades no Município, sendo destinadas a pessoas com mais de 50 anos.


Conheça a História do Programa Conviver

 

Na estimativa do IBGE para 1.º de julho de 2019, a população de Praia Grande era de aproximadamente, 325 073 habitantes a terceira cidade mais populosa do litoral paulista depois de Santos e São Vicente, uma cidade com características geográficas de planície litorânea, por isso apresenta um “sinônimo de aposentadoria”, com uma área de 149,253 km², com 23 km de extensão de praia, a densidade demográfica em 2019 era de 2 178 habitantes/km².

No município perfaz uma população aproximada de 47.2 mil longevos, perfazendo a significativa parcela aproximada de 15% da população total de Praia Grande (SEADE, 2020). Mediante a pesquisa de revisão bibliográfica e consulta aos dados da Prefeitura de Praia Grande, foi averiguado o número total de atendimentos nos programas públicos com pessoas idosas, é aproximadamente, de 6254 usuários/ alunos, o que equivale, aproximadamente 14% do total de idosos na cidade, vale enaltecer, a partir dos 50 anos e de ambos os gêneros. Sendo, 4900 usuários longevos inscritos (antes da Pandemia), são no total 26 equipamentos vinculados aos programas públicos com idosos por todo município, interessante ressaltar, que 16 espaços e 24 Profissionais de Educação Física (PEF) lotados na Seas.

Um dos programas públicos para pessoas idosas que trazem este apoio, é o Programa Conviver (PC), inaugurado em 27 de setembro de 1993, está enquadrado nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), inserido na Proteção Social Básica do SUAS, e regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

No início da década de 1990, tudo se inicia com o “Clube das Meninas”, o movimento poder feminino (Girl Power) se mostrou imponente desde os primórdios no município e pelas mãos dos longevos. Um adendo e a título de curiosidade, em 1987, em Londres, a “Girl Power” expressa um fenômeno cultural que ganha força na década de 1990, e está também ligada a terceira onda do feminismo, e assim o programa que tinha por objetivo reunir senhoras para conversas e as confecções de artesanatos; posteriormente, houve a expansão desse programa, dando origem ao “Coral da Cidade”, cuja participação dos homens foi permitida.

Com ascensão do programa em 1993, logo receberá o nome oficial e atual de “Programa Conviver” (PC), com a necessidade em se trabalhar a capacidade funcional, compreendida aqui como a capacidade para desempenhar demandas da vida diária de forma segura, independente e eficaz, então a prática regular de atividades físicas com os Profissionais de Educação Física fica imprescindível no dia a dia neste programa.

Isto posto, o Município de Praia Grande executa muitas ações em prol ao público longevo, uma marca registrada de muitas gestões, que compreende em atender os usuários de forma descentralizada com seus serviços no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), exemplo são os serviços do DFV-Idoso (Divisão de Fortalecimento de Vínculo – Idoso).

A descrição específica e simplificada deste programa são serviços indicados para a população idosa, que tem como objetivo desenvolver atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, além de promover, oportunizar e possibilitar o acesso nas comunidades, permitir o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciar trocas de experiências e vivências, fortalecer o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários. Não há dúvidas que muitas das atividades, para atingir os objetivos propostos, podem ser desenvolvidas, com grande competência, pelas equipes multiprofissionais.

Dentro dos aspectos social e psicológico, a prática de atividades físicas nos muitos grupos de convivência permite ao indivíduo da terceira idade retomar o convívio dentro da sociedade, resgatando-o muitas vezes da solidão do lar e, não menos importante, retirando-o de condições deletérias que poderiam leva-lo a um quadro patológico de ordem psicossomáticas.

Dia 27 de setembro de 2021, comemoramos 28 anos deste lindo e importante serviço para sociedade, dando início para uma semana incrível e cheia de eventos.


Programação Aniversário do Conviver Praia Grande

 

27/09/2021 (segunda-feira)

Teatro Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes, às 15h.
1. Abertura com Hino Nacional e de Praia Grande.
2. Pronunciamento das autoridades Prefeita, Sr. Alberto, D. Maruca e Representante da Câmara (se tiver)
3. Homenagem para os Idealizadores do Programa Conviver, Prefeita, Secretário da Assistência Social. Entrega homenagens para Secretária Adjunta e Diretoras das unidades.
4. Coral Conviver, regido pelo Maestro Ivan
5. Finalizando, show surpresa para os longevos do Cantor Nathan Santos.


28/09/2021 (terça-feira)

Às 08h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30, na Escolinha de Surf, do Bairro Forte, acontecerá algumas 3 aulas na manhã e 3 no período da tarde, serão divididas em turmas (pré-listas), com duração de 45 minutos, regida pelos Profissionais de Educação Física especialistas da área (TPD’s da Seel).


29/09/2021 (quarta-feira)

Às 08h30, no Ocian Praia Clube, aulas de hidroginástica, na manhã da piscina do Clube histórico, desde 1963 com sua história de participação especial até em apoio da emancipação do município. Serão quatro aulas de hidroginástica, cada aula no máximo 30 minutos, a mesma será regida pelo P.E.F convidado da Seel (Prof. Ms. Henrique França Rodrigues), os usuários (alunos) serão convidados dos 9 equipamentos e faremos uma pré-lista antes do evento para confirmar à presença. Tempo estimado para o evento 2h30/3h.


30/09/2021 (quinta-feira)

Às 08h00, torneio/ amistoso de vôlei adaptado na rede da Feirinha da Guilhermina, 14h00 abertura da Exposição dos trabalhos manuais realizados na Pandemia (períodos de confinamento), no Espaço Conviver Guilhermina. Os usuários (alunos) serão convidados dos 9 equipamentos e faremos uma pré-lista antes do evento, confirmação de presença.


01/10/2021 (sexta-feira)

Às 09h30, no Dia Internacional do Idoso, visita no memorial e/ aula, de 30 minutos, regida pelos Profissionais de Educação Física do Programa Conviver/ Praia Grande.

Convite 28 aniversário do Programa Conviver em Praia Grande


Unidades do Programa Conviver em Praia Grande:

 

  • Conviver Boqueirão – Praia Grande

    – Avenida Presidente Castelo Branco, altura da Rua Pernambuco, Boqueirão Praia Grande SP.
    (13) 3496-5060.


 

  • Conviver Guilhermina – Praia Grande

    – Rua Praia dos Sonhos, nº 245, Guilhermina Praia Grande SP.
    (13) 3473-7060.


 

  • Conviver Caiçara – Praia Grande

    – Rua Maria Antunes Navarro, nº 1.435, Vila Caiçara, Praia Grande SP. Esquina com a Rua São Domingos.
    (13) 3594-7497.


 

  • Conviver Tupi – Praia Grande

    – Dentro do Vivência Tupi, na Rua Xavantes, nº 51 Vila Tupi Praia Grande SP.
    (13) 3496-5017.


 

  • Conviver Samambaia – Praia Grande

    – esquina da Avenida Pau Brasil com a Rua Itiberê da Cunha, Samambaia Praia Grande SP.
    (13) 3496-5004.


 

  • Conviver São Jorge – Praia Grande

    – Rua João Batista de Siqueira, nº 130, no Bairro Antártica em Praia Grande.
    (13) 3496-5048.


 

  • Conviver Sítio do Campo – Praia Grande

    – Dentro do Polo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, ao lado do terminal Tude Bastos no bairro Sitio do Campo em Praia Grande SP.


 

  • Conviver Ocian – Praia Grande

    – Avenida Presidente Castelo Branco, altura da Avenida Vicente de Carvalho no bairro Ocian, Praia Grande SP.
    (13) 3496-5061.


 

  • Conviver Solemar – Praia Grande

    – Avenida Presidente Kennedy, esquina com a Rua Adhemar de Barros no bairro Solemar em Praia Grande SP.
    (13) 3496-5049.

 

Imagens e dados: Prefeitura de Praia Grande/PG Notícias


Venha viver em Praia Grande, conheça os Lançamentos da SCULP Construtora

Venha viver em Praia Grande, conheça os Lançamentos da SCULP Construtora nos melhores bairros de Praia Grande SP.

Apartamentos de 1, 2 e 3 dormitórios com suíte, empreendimentos com Área de Lazer Completa
para você e toda sua família, entregues equipadas e decoradas e muito mais.

 

CENTRAL DE VENDAS SCULP:

💬 Atendimento On-Line 24 hrs
https://www.sculpconstrutora.com.br/chat

📞 (13) 3302-4769 / (13) 3495-8201
📧 e-mail: vendas@sculpconstrutora.com.br

ATENDIMENTO VIA WhatsApp:
📱 WhatsApp: (13) 99631-9669
fale com a SCULP Construtora pelo WhatsApp clique aqui

SCULP Construtora
Inteligente é pensar no seu futuro!
www.sculpconstrutora.com.br

COMPARTILHE

Dúvidas ou sugestões entre em contato pelo formulário abaixo: